6 Técnicas de Armazenagem

A relação entre armazenagem e logística precisa ser bem equilibrada para que as empresas possam aproveitá-la ao máximo. Isso pode ser alcançado por meio de tecnologias especiais que otimizam o uso do espaço e permitem que os objetos sejam transportados com mais rapidez.

A ideia é utilizar diferentes métodos dentro e fora do armazém para melhorar a agilidade, facilidade de uso, mobilidade e praticidade, reduzir o desperdício de espaço e tempo, o que significa maior rentabilidade.

Mas como saber qual método de armazenagem é o melhor? O primeiro passo é entender os diferentes tipos disponíveis. E é sobre isso que fala o artigo de hoje.

Depois de aprender tudo sobre cada técnica, você poderá escolher o modelo ideal para o seu negócio.

Chegou a hora de aprender! Continue a leitura conosco.

As melhores opções de técnicas de armazenagem utilizadas

Esses métodos são procedimentos que armazéns e centros de distribuição devem seguir para maximizar a utilização do espaço e facilitar o manuseio de materiais.

O objetivo é proporcionar maior velocidade, facilidade de uso, portabilidade e praticidade, pois esses recursos ajudam a economizar espaço e tempo. Isso se traduz em maiores lucros e menores custos de transporte. 

A armazenagem adequada pode evitar que os fundos de investimento sejam retidos por mais tempo do que o necessário, reduzindo assim a possibilidade de perda de mercadoria e vida de prateleira do produto.

O método de armazenamento varia de acordo com a área de negócios da empresa. Por exemplo, se a atividade envolver produtos químicos, alguns procedimentos exclusivos e que atendam às regulamentações de transporte e armazenagem devem ser introduzidos.

Para melhorar a eficiência, as empresas também precisam implementar sistemas de endereçamento de estoque e implementações de código de barras para tornar mais fácil rotear, localizar e usar itens de estoque. 

Outro elemento obrigatório é a definição de métodos de gerenciamento de estoque (por exemplo, primeiro a entrar, primeiro a sair e o último a entrar, primeiro a sair).

A opção deve começar a partir da data de expiração das mercadorias armazenadas. Aqui estão alguns métodos de armazenagem que podem ajudar sua empresa:

Armazenagem de produtos químicos

A logística e o transporte desses produtos são mais complicados, por isso várias regras devem ser seguidas. 

Aqui estão algumas diretrizes:

  • Decreto nº 2.657, sobre o uso de produtos químicos no trabalho;
  • Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas;
  • NBR 7502, que define os procedimentos de transporte de mercadorias perigosas.

Idealmente, você deve analisar os tipos de produtos químicos usados ​​e observar os padrões definidos por lei.

Utilização de planos metálicos

As opções neste caso são muito diversas, incluindo estantes porta-paletes, pois eliminam a necessidade de paletização.

Além disso, o equipamento pode ser rapidamente convertido em uma cesta suspensa, o que proporciona maior flexibilidade para transporte e armazenagem.

Sistema de gestão de estoque

Obter suporte técnico é imprescindível, principalmente se sua empresa possui um grande estoque. Você pode usar um software ERP, que pode coletar muitas informações em um só lugar e fornecer atualizações automáticas de dados.

Endereçamento de estoque

Este método torna mais fácil encontrar os itens armazenados. O desafio é nomear as áreas e distribuir os materiais de acordo com os padrões definidos. 

Existem duas opções:

  • ARMNV: área, rua, módulo, nível e vão;
  • RPA: rua, posição e altura.

Em ambos os casos, apenas números são usados, o que simplifica a nomenclatura dos elementos.

Paletização

Esse sistema unificado cobre um grande número de produtos em um único palete, e esses itens podem ser colocados em estantes, conforme descrito anteriormente, ou agrupados em pirâmides ou torres.

Neste último caso, costuma-se utilizar o mesmo produto com os mesmos dados, o que facilita a movimentação e o controle.

Conclusão

Agora que você está familiarizado com essas as 6 técnicas de armazenagem, saiba que não há uma melhor maneira, ou que seja a mais adequada. O mais importante é analisar os detalhes e ajustar o método, se necessário.

Já sabe qual o melhor método de armazenagem é o mais adequado para o seu negócio? Seja qual for, você vai precisar de Fitas Adesivas e Filme Stretch de qualidade. E nisso, você pode contar com a Centro Oeste.

Agora que temos certeza de que você está por dentro deste assunto, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus colegas a aprender mais!

E, se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você.

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: