A importância da manutenção preventiva de máquinas

Ao contrário da manutenção corretiva, a manutenção preventiva visa prevenir todos os tipos de falhas. Essa abordagem não é apenas realizar reparos como intervenções corretivas, mas evitá-los ao máximo.

Em diversas áreas, tais serviços são necessários para garantir a operação, confiabilidade e segurança dos equipamentos.

Nas últimas décadas, essa prática de manutenção se espalhou globalmente, comprovando sua eficácia e garantindo a disponibilidade de máquinas e sistemas.

Você tem alguma dúvida sobre a manutenção preventiva? Não se preocupe, no artigo de hoje, mostraremos a importância desse tipo de operação em equipamentos. 

Continue a leitura conosco!

Entenda o que é a manutenção preventiva de equipamentos

Esta prática inclui a manutenção de máquinas ou equipamentos em intervalos especificados ou conforme descrito no manual do fabricante.

Planeje e execute intervenções enquanto o equipamento está funcionando para mantê-lo inalterado.

A manutenção preventiva visa reduzir a possibilidade de falha ou deterioração do equipamento, garantindo que o mesmo esteja totalmente funcional sem perda de desempenho ou desgaste prematuro.

Para um melhor entendimento, consulte a Norma ABNT NBR 5462 – Definição de Mantenabilidade e Confiabilidade.

Qual a importância da manutenção preventiva?

Por ser um procedimento planejado, a manutenção preventiva permitirá que você acompanhe melhor as atividades da empresa e saiba com antecedência quais itens ou recursos são necessários para manter o funcionamento.

Ao implementar um plano de manutenção preventiva claramente definido, o uso de material pode ser previsto para que a empresa possa reduzir o estoque sem ter que substituir o equipamento.

Quais as vantagens da manutenção preventiva?

Em primeiro lugar, é importante saber que o custo da manutenção preventiva é muito menor em comparação com a manutenção corretiva.

É fácil de entender o porquê!

O que é mais fácil: verificar e alterar certos componentes do equipamento durante a operação ou encontrar a causa e eliminá-la quando ocorrer uma falha?

A manutenção preventiva não é apenas mais econômica, mas também evita falhas, aumentando assim a disponibilidade do sistema.

Equipamentos defeituosos afetarão a produção ou operação da empresa, levando ao aumento dos custos e redução dos lucros.

Outro benefício da manutenção preventiva é que ela é realizada conforme planejado. Desta forma, os custos de peças e mão de obra podem ser previstos e surpresas podem ser evitadas.

Além disso, um melhor entendimento de seus custos pode ajudá-lo a fazer um orçamento com mais precisão.

Garanta uma maior confiabilidade com a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é a melhor maneira de manter o equipamento funcionando sem problemas, e isso você já deve ter aprendido.

Todas as suas intervenções são realizadas em intervalos de tempo definidos e não afetarão as operações da empresa.

Este método reduz muito a possibilidade de falha, substituindo ou inspecionando os componentes principais antes que a falha ocorra.

Mas é importante que você também saiba que a manutenção preventiva não evita que falhas possam vir a acontecer. Podem ocorrer situações inesperadas que requerem ações corretivas, mas a probabilidade de sua ocorrência será bastante reduzida.

Resumindo, podemos dizer que a manutenção preventiva garante a confiabilidade do equipamento.

Conclusão

E então, conseguiu entender melhor sobre importância da manutenção preventiva de equipamentos?  E você, consegue gerenciar bem as manutenções preventivas na sua empresa? 

Não? Precisa de ajuda com isso?

Procure um consultor para uma avaliação e aprenda como controlar melhor essa questão.

Agora que temos certeza de que você está por dentro deste assunto, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus colegas a aprender mais!

E, se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você.

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: