Ao contrário da manutenção corretiva, a manutenção preventiva visa prevenir todos os tipos de falhas. Essa abordagem não é apenas realizar reparos como intervenções corretivas, mas evitá-los ao máximo.
Em diversas áreas, tais serviços são necessários para garantir a operação, confiabilidade e segurança dos equipamentos.
Nas últimas décadas, essa prática de manutenção se espalhou globalmente, comprovando sua eficácia e garantindo a disponibilidade de máquinas e sistemas.
Você tem alguma dúvida sobre a manutenção preventiva? Não se preocupe, no artigo de hoje, mostraremos a importância desse tipo de operação em equipamentos.
Continue a leitura conosco!
Entenda o que é a manutenção preventiva de equipamentos
Esta prática inclui a manutenção de máquinas ou equipamentos em intervalos especificados ou conforme descrito no manual do fabricante.
Planeje e execute intervenções enquanto o equipamento está funcionando para mantê-lo inalterado.
A manutenção preventiva visa reduzir a possibilidade de falha ou deterioração do equipamento, garantindo que o mesmo esteja totalmente funcional sem perda de desempenho ou desgaste prematuro.
Para um melhor entendimento, consulte a Norma ABNT NBR 5462 – Definição de Mantenabilidade e Confiabilidade.
Qual a importância da manutenção preventiva?
Por ser um procedimento planejado, a manutenção preventiva permitirá que você acompanhe melhor as atividades da empresa e saiba com antecedência quais itens ou recursos são necessários para manter o funcionamento.
Ao implementar um plano de manutenção preventiva claramente definido, o uso de material pode ser previsto para que a empresa possa reduzir o estoque sem ter que substituir o equipamento.
Quais as vantagens da manutenção preventiva?
Em primeiro lugar, é importante saber que o custo da manutenção preventiva é muito menor em comparação com a manutenção corretiva.
É fácil de entender o porquê!
O que é mais fácil: verificar e alterar certos componentes do equipamento durante a operação ou encontrar a causa e eliminá-la quando ocorrer uma falha?
A manutenção preventiva não é apenas mais econômica, mas também evita falhas, aumentando assim a disponibilidade do sistema.
Equipamentos defeituosos afetarão a produção ou operação da empresa, levando ao aumento dos custos e redução dos lucros.
Outro benefício da manutenção preventiva é que ela é realizada conforme planejado. Desta forma, os custos de peças e mão de obra podem ser previstos e surpresas podem ser evitadas.
Além disso, um melhor entendimento de seus custos pode ajudá-lo a fazer um orçamento com mais precisão.
Garanta uma maior confiabilidade com a manutenção preventiva
A manutenção preventiva é a melhor maneira de manter o equipamento funcionando sem problemas, e isso você já deve ter aprendido.
Todas as suas intervenções são realizadas em intervalos de tempo definidos e não afetarão as operações da empresa.
Este método reduz muito a possibilidade de falha, substituindo ou inspecionando os componentes principais antes que a falha ocorra.
Mas é importante que você também saiba que a manutenção preventiva não evita que falhas possam vir a acontecer. Podem ocorrer situações inesperadas que requerem ações corretivas, mas a probabilidade de sua ocorrência será bastante reduzida.
Resumindo, podemos dizer que a manutenção preventiva garante a confiabilidade do equipamento.
Conclusão
E então, conseguiu entender melhor sobre importância da manutenção preventiva de equipamentos? E você, consegue gerenciar bem as manutenções preventivas na sua empresa?
Não? Precisa de ajuda com isso?
Procure um consultor para uma avaliação e aprenda como controlar melhor essa questão.
Agora que temos certeza de que você está por dentro deste assunto, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus colegas a aprender mais!
E, se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você.