Checklist da embalagem perfeita

Embalagens de produtos, no geral, precisam oferecer uma boa experiência de compra para os seus clientes, além de garantir que seus produtos cheguem em segurança, evitando os custos adicionais por possíveis prejuízos causados pelo transporte.

Portanto, quando o assunto é embalagem, todo cuidado é pouco! É claro que quando você sabe exatamente o que fazer e quais cuidados tomar para garantir esses resultados, tudo flui melhor. Por isso, fizemos um checklist com 5 itens essenciais para seu produto ser entregue em perfeitas condições. Acompanhe a seguir!

  1. A escolha da embalagem

A primeira interação que o cliente terá com a sua marca consiste em “desempacotar” a encomenda recebida. Por isso, avalie qual embalagem ou material oferecerá uma melhor experiência para o seu consumidor.

Outro ponto importante é a padronização da embalagem. Certifique-se de que todas estarão do mesmo tamanho, com o mesmo volume e terão a mesma funcionalidade.

Dificilmente essa padronização é atingida através do empacotamento manual. Por isso, uma máquina de empacotamento pode ser encarregar de deixar tudo alinhado e pronto para você.

  1. Considere a característica de cada produto

Dimensões e peso são algumas das características que devem ser levadas em conta no momento de embalar os produtos e enviá-los ao seu cliente. Verifique também o tamanho e peso do produto e disponibilize embalagens adequadas.

Não se esqueça de considerar a fragilidade dos produtos que serão enviados! Procure armazená-los em embalagens resistentes, envolvendo as peças em plástico bolha ou outros materiais que evitem a sua quebra.

Se possível, também sinalize com fitas próprias as caixas frágeis para que, no momento do manuseio, nada seja danificado.

  1. Proteja o produto

Para proteger os produtos dentro da embalagem, alguns recursos simples podem ser utilizados. A alternativa mais conhecida popularmente é o plástico-bolha, que protege contra impactos.

Entretanto, existem outras opções, como pequenos pedaços de isopor que podem ser colocados nos espaços vazios da caixa.

Em alguns casos, principalmente para armazenamentos, também é válido utilizar filme stretch para cobrir as embalagens. Isso, além de ser útil para reduzir a exposição à poeira e água, também protege o produto na hora de movimentar as cargas. Um insumo que você encontra na Centro Oeste em diferentes modelos e tamanhos.

  1. Lacre

Existem fitas adesivas próprias e eficientes para lacrar suas caixas, protegendo e vedando completamente seu produto para envio. É importante lembrar que você deve vedar qualquer espaço da caixa que possa se abrir durante o percurso de transporte.

Não esqueça que a embalagem é mais uma oportunidade de divulgação da sua marca. Por isso, não deixe de representar sua empresa nela. Pode ser uma caixa, um cartão ou mesmo a própria fita adesiva, que algumas empresas como a Centro Oeste personalizam com sua marca.

Analise qual a melhor opção para o produto embalado e utilize o recurso mais apropriado para reforçar sua marca e encantar o cliente, gerando maior valor para a sua empresa.

  1. Minimize erros automatizando o processo

Quando se pensa no aumento da produção de uma fábrica, não há nada mais eficaz do que a automação de processos. Além de torná-los mais eficientes, a quantidade de produtos pode ser muito maior, já que há maior agilidade de forma geral. A seladora automática é um desses instrumentos para acelerar o ritmo e o fluxo de produtividade.

Essa máquina é inserida na fase de embalagem dos produtos, cuidando do empacotamento e permitindo que os esforços humanos possam se concentrar em pontos mais estratégicos do processo.

Vejamos em números: uma seladora automática contínua, por exemplo, é capaz de produzir cerca de 20 mil pacotes em 8 horas. Mas essa estimativa depende de alguns fatores, como o tamanho da embalagem. Independente disso, a produtividade só tem a ganhar.

E o melhor de tudo: você nem precisa investir seu dinheiro em uma máquina dessas, que geralmente têm um custo bem alto. Através do comodato, que funciona como um empréstimo gratuito de equipamento, sua empresa pode usufruir da seladora apenas consumindo um valor mínimo de fitas adesivas mensais da Centro Oeste.

Lembre-se que a embalagem é fundamental para encantar o cliente. Afinal, é ela quem protege o produto e garante que ele chegará em perfeito estado ao destino final.

Também é fundamental também considerar todo o trajeto que será feito pela encomenda. Caminhões, aviões de carga, esteiras, balanças… A embalagem está preparada para enfrentar todo o percurso previsto sem ser danificada ou sem que o produto seja danificado?

O investimento correto em embalagens e insumos pode evitar a frustração do cliente e prejuízos à própria empresa.

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