Como aumentar a produtividade com máquinas empacotadoras?

É possível aumentar a produtividade com máquinas empacotadoras, uma vez que elas garantem uma série de benefícios, como aumento da produção e praticidade no processo de embalagem como um todo, visto que ajudam em toda a linha de produção.

Sendo assim, como se sabe, o empacotamento tem interferência direta na qualidade da carga e, por consequência, na performance final das vendas e nos resultados financeiros da empresa.  

Por essa razão, ir em busca de melhorias e utilizar-se de máquinas empacotadoras é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva no mercado e aumente o seu faturamento.

No entanto, exatamente como é possível aumentar a produtividade com máquinas empacotadoras? Abaixo você vai entender as razões. Confira agora mesmo!

Economia na mão de obra

É sabido que a mão de obra é essencial em toda e qualquer empresa e, com certeza, a folha de pagamento dos colaborares é um dos maiores custos que os empreendimentos precisam enfrentar.

Contudo, a partir da utilização de máquinas empacotadoras, por exemplo, a necessidade da contratação de mão de obra é menor, como resultado, os custos são reduzidos e há uma produtividade maior também.

É claro que isso não significa que você deve dispensar os funcionários e utilizar as máquinas empacotadoras no lugar deles, não é nada disso! Entretanto, apenas considere que existem processos que, quando são automatizados, ficam bem mais eficazes e ainda garantem economia para a empresa.

Padronização das embalagens e menor desperdício 

É possível aumentar a produtividade com máquinas empacotadoras porque elas ajudam na padronização das embalagens, o que faz referência a homogeneidade das mesmas. Portanto, todos os produtos embalados estarão padronizados com volume e tamanho igual.

Como você deve saber, alcançar essa padronização no empacotamento manual é muito difícil. Assim, uma máquina de empacotamento facilita bastante o trabalho, se encarregando de deixar tudo perfeitamente alinhado e pronto para ser transportado.

Além disso, as máquinas empacotadoras também são excelentes para evitar de forma mais eficaz o desperdício dos produtos, pois com a utilização delas é possível fazer ajustes de acordo com o peso exato de cada carga e embalagem.

Por consequência, se tem ganhos financeiros impressionantes, já que quanto menor é o custo da produção, maior será a margem de lucratividade para a empresa.

Tempo de empacotamento reduzido

Aumentar a produtividade com máquinas empacotadoras também é possível em razão do tempo reduzido de empacotamento. Afinal, com elas é possível produzir bem mais em menos tempo, além de reduzir ou até mesmo eliminar de uma vez por todas o trabalho manual.

Neste quesito, a empresa não ganha apenas em números, mas também em mais saúde para os funcionários, visto que não haverá mais a necessidade de se fazer movimentos e esforços repetitivos, atitudes essas que são responsáveis por acarretar lesões.

Compactação do produto

A compactação do produto é responsável por fazer com que ele fique distribuído de modo uniforme na embalagem, sem que haja menos ou mais volume. 

Apesar de parecer algo bobo, a compactação do produto é um trabalho que as máquinas empacotadoras também fazem e isso reduz de forma significa o retrabalho dos funcionários. 

Isso porque, se o empacotamento for realizado de maneira manual, há maiores chances de desequilíbrio nessa compactação, necessitando então da realização novamente do empacotamento e isso mais custos são envolvidos no retrabalho. 

Utilizar máquinas empacotadoras é o melhor para a sua empresa?

Se você ainda tem dúvidas sobre aumentar a produtividade com máquinas empacotadoras e não sabe se essa automatização é realmente a melhor alternativa, o indicado é pensar e analisar a realidade da sua empresa.

Em geral, a produção manual tende a ser indicada quando se trabalha em produções menores, onde não existe a necessidade de se contar com equipamentos tecnológicos e automatizados ou semiautomatizados.

Entretanto, como você já deve saber, o mercado sempre tem uma competividade extremamente alta, logo ter diferenciais é uma forma de se destacar em meio a concorrência.

Contudo, como é possível conseguir essa vantagem? Na produtividade a partir das máquinas empacotadoras, uma vez que o uso de equipamentos possibilita o melhor controle dos processos, fazendo com que eles aconteçam de forma coerente e mais veloz também.

Logo, para as médias e grandes empresas, a automatização é um benefício competitivo, pois gera escalabilidade de produção e assim outras vantagens, como:

  • Redução de acidentes;
  • Redução de custos;
  • Mais segurança para os operadores;
  • Aumento da velocidade e muito mais.

Conclusão

Aumentar a produtividade com máquinas empacotadoras é uma realidade que muitas empresas hoje vivenciam, já que a tecnologia garante o máximo de qualidade e eficiências no processo de empacotamento, o que é facilmente percebido por meio das vantagens que estas ferramentas trazem para os negócios.

Sabia que na Centro Oeste você encontra o serviço de comodato para máquinas seladoras? Fale com a gente e saiba mais! 😉

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: