Como escolher a fita adesiva ideal

Fitas adesivas são muito úteis para as diferentes funções em nosso dia a dia. E quando falamos sobre empacotamento, além da embalagem em si, também envolve um item em comum: a fita adesiva.

O que muitos não sabem é que existem vários tipos de fitas e que cada uma delas tem características específicas que a tornam melhor para cada tipo de aplicação.

Por isso, conhecer a finalidade dos tipos para cada necessidade de aplicação é fundamental. Afinal, a escolha certa do tipo de material irá interferir diretamente no resultado final esperado.

Para fechar uma caixa de papelão, por exemplo, não é qualquer uma que pode (ou deve) ser usada. É preciso priorizar a segurança do produto e a qualidade de vedação.

O que é uma fita adesiva?

Antes de sabermos quais os tipos e suas utilidades, precisamos primeiro entender o que é e qual o conceito de fita adesiva.

Fita adesiva nada mais é do que um material composto basicamente por dois componentes, uma superfície base, que não gruda, e uma adesiva.

Essa base pode ser em diferentes superfícies, como, por exemplo, papel, polipropileno, polietileno, entre outros.

A base que irá influenciar no uso da fita adesiva, pois, uma fita com base de papel, a grosso modo não pode ser usada em algo que terá contato com a água, por exemplo, a menos que receba um tratamento de dorso especial.

Agora vamos aos principais tipos de fitas adesivas, onde e como aplicá-las:

  • Fita adesiva transparente

Este tipo é usado para empacotamentos em geral. É o tipo mais comum para fechamento de embalagens seja qual for o tipo ou setor.

Além disso, é forte, resistente e tem alto poder de adesão. Além do fechamento de caixas de papelão, pode ser usada para identificação, emendas e reforço de pacotes.

Ela também é uma ótima opção para se ter em casa para utilizar em conserto de vidros rachados, como vasos e potes ou montagem de caixas de armazenamento, afinal, adere muito bem a vidros, sem deixar marcas.

  • Fita adesiva personalizada

Este tipo de fita é aquele que fará toda a diferença nas entregas de sua empresa, seja ela transparente ou do tipo gomada, o destaque é, na verdade, a personalização.

A fita que leva a sua marca é mais uma forma de levar o nome da sua empresa a todos os lugares e por todas as mãos que passar, gerando muito reconhecimento e valor para a sua empresa.

Para embalagens de caixa de papelão, mas com um toque personalizado, divulgando o nome da sua empresa, marca ou orientando quanto a armazenamento, fragilidade, validade, código, produto promocional etc, é possível usar Fitas Adesivas Impressas.

Quais são os principais cuidados ao usar uma fita?

Agora que você já entendeu mais sobre os tipos de fitas, e como a superfície pode influenciar na adesão, veja alguns cuidados que você deve ter ao escolher e usar uma fita adesiva, para que o resultado final fique excelente:

Limpeza

Sempre limpe a superfície com um pano, que não solte fibras, embebido em álcool isopropílico.

Tipo de superfície

A rugosidade ou planicidade da superfície podem influenciar no desempenho
da fita. Para superfícies rugosas, geralmente, usa-se adesivos mais espessos. Para superfícies curvas, é possível trabalhar com adesivos de melhor desempenho e maior espessura.

Ambiente

É preciso observar as condições do ambiente a que a fita será submetida. A temperatura, exposição à luz UV e ataques químicos podem alterar muito o desempenho do produto.

Pressionar adequadamente

Sempre confira se a fita foi pressionada adequadamente e se o tempo para ela ter 100% da adesão foi respeitado para realização de testes.

Agora, se você está em busca de fitas de qualidade e que garantem um bom resultado final, você precisa conhecer as fitas adesivas da Centro Oeste. Além de sermos distribuidores autorizados da 3M, garantimos sempre o melhor preço e agilidade nos pedidos.

Se precisar de mais orientações, entre em contato com a gente e nossa equipe técnica terá prazer em sanar suas dúvidas.

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: