Como proteger sua encomenda até chegar no cliente?

Aprender como proteger sua encomenda até chegar no cliente é muito importante para evitar dores de cabeça com encomendas danificadas e que não chegam como realmente deveriam

Afinal de contas, a transportadora, em boa parte das vezes, não se responsabiliza pelo dano no transporte e cabe a você ter que lidar com o consumidor insatisfeito, muitas vezes tendo prejuízo financeiro para contornar a situação. 

Contudo, a partir do empacotamento adequado é possível resolver esse problema, fazendo com que a encomenda chegue até o cliente final em perfeito estado e sem avarias. Portanto, confira abaixo algumas dicas para proteger corretamente as suas encomendas a partir de agora. Veja!

Leve em consideração as características do produto

Para se conseguir fazer um empacotamento perfeito é essencial que você leve em consideração as características do produto que será enviado para o cliente, dentre eles estão:

  • Dimensões;
  • Peso;
  • Tamanho.

Além disso, deve-se ainda considerar o quão frágil é o produto e caso ele seja fácil de se danificado ou quebrado, por exemplo, o ideal é apostar em embalagens que sejam mais resistentes também. 

Por fim, se o produto é mesmo frágil, é crucial que você sinalize essa informação com fitas próprias. Dessa maneira, é possível garantir que o manuseio seja realizado da forma mais adequada possível durante o transporte e a entrega.

Escolha a embalagem adequada para proteger a sua encomenda até chegar no cliente 

A partir da análise das características do produto que será enviado é chegado o momento de fazer a escolha da embalagem adequada para garantir a proteção da encomenda até o cliente. 

Inclusive, aqui é interessante conhecer os diferentes tipos de embalagens para optar por aquela ideal, pois existem muitos modelos no mercado.

De forma geral, ela precisa ter um consumo fácil, pois todo mundo já passou pela dificuldade em abrir uma embalagem, não é mesmo? Logo, essa não é a experiência ideal que você deve proporcionar ao cliente. 

Portanto, você deve optar por uma embalagem que seja prática e para isso o indicado é pensar no seu produto, conferindo assim se a embalagem escolhida funciona ou não para ele.

A razão para isso é que, em muitos casos, uma embalagem funciona muito bem para um determinado produto, mas não traz a mesma praticidade e facilidade para outro.

Outro detalhe importante aqui para proteger sua encomenda até chegar no cliente é a padronização da embalagem, visto que ela precisa ter o tamanho adequado ao produto, com o mesmo volume e dimensão.

Contudo, é interessante citar que essa padronização não é alcançada facilmente quando se trabalha com o empacotamento manual. Assim, é preciso que a sua empresa conte com máquinas empacotadoras para facilitar este trabalho.

Apesar de terem um custo maior inicial, as máquinas trazem ganhos em produtividade e otimização de tempo, por isso são excelentes e devem ser consideradas para o empacotamento.

Proteja o produto 

Além de tudo que você viu aqui, ainda é importante proteger o produto e para isso existem recursos simples que ajudam bastante, como:

  • Plástico-bolha – ideal par proteger contra impactos;
  • Papel fragmentados – ideal para evitar gastos com outros tipos de materiais, porém só deve ser utilizado se a mercadoria não exigir proteção;
  • Papel craft – ideal para o empacotamento de itens mais planos e que não seriam acomodados corretamente em uma caixa de papelão;
  • Placas de isopor – ideal para produtos mais delicados, como quadros, por exemplo.

Atenção ao lacre para proteger sua encomenda até chegar no cliente

É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre avarias em embalagens e furtos de produtos embalados que são novamente lacrados na tentativa de cobrir e disfarçar o problema. 

Isso ocorre porque de nada adianta lacrar a caixa com fitas padrões ou com fitas gomadas sem personalização, visto que elas podem serem substituídas rapidamente por outras, dando a impressão de que passaram por problemas durante o transporte ou que não foram embaladas corretamente.

Então, a solução é lacrar de forma adequada o produto, o que é possível através de fitas personalizadas que são impressas junto com a logo da empresa, mas também apresentam informações que instruem o consumidor em caso de violação.

Logo, essa fita personalizada, caso seja cortada, por exemplo, não poderá ser reutilizada e nem mesmo substituída, o que significa que você consegue garantir a integridade do produto até que ele chegue ao cliente.

Automatiza o empacotamento dos seus produtos

Por fim, para proteger sua encomenda até chegar no cliente final vale a pena automatizar o processo de empacotamento, pois assim você garante maior segurança e agilidade neste processo.

Para tal, há várias máquinas que realizam o processo de empacotamento, como é o caso da seladora automática, por exemplo, ideal para aumentar a produtividade no empacotamento dos produtos.

Conclusão

Agora você tem uma série de dicas de como proteger sua encomenda até chegar no cliente final. Portanto, coloque todas elas em prática para evitar prejuízos financeiros para a sua empresa. 

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: