Como reduzir custos com economia de insumos?

Quer reduzir custos com economia de insumos na indústria, mas não sabe como fazer isso de forma eficaz? Bom, existem várias maneiras de diminuir os gastos em matéria prima!

Afinal de contas, é através dessa redução de custos que é possível alcançar uma melhor lucratividade, por isso esta é uma estratégia muito importante em toda e qualquer empresa, em especial nas indústrias.

Então, pensando em ajudar no crescimento do seu negócio, abaixo você vai conferir algumas dicas essenciais de como reduzir custos com economia de insumos. Veja agora mesmo!

Tenha um bom planejamento da produção

Com certeza a melhor estratégia para diminuir os gastos em insumo é ter o conhecimento amplo do funcionamento da sua empresa. Então, faça um cálculo para estabelecer o quanto de filme stretch são utilizados na linha de produção, por exemplo, bem com os custos e todos os demais valores que estão inclusos nestes processos.

Além disso, também envolva medidas que ajudem a contribuir para diminuir os gastos, como a manutenção dos equipamentos de fechamentos de caixa, por exemplo.

Inclusive, vale sempre reunir os lideres de cada linha de produção, em especial da logística, para que sejam apresentados os números dos seus devidos setores, sempre buscando incentivar as boas práticas e melhorias.

No mais, adicione objetivos, com prazos, e determine ações que possam ajudar de forma direta no alcance das metas de reduzir os custos com economia de insumos. Com isso, o planejamento será relevante para que se evite perdas financeiras em situações mais instáveis. 

Faça uma avaliação do desempenho de cada processo

Com certeza um dos grandes problemas enfrentados hoje pelas empresas é o mau uso dos insumos, o que gera o desperdício de fita adesiva e muitas outras matérias primas.

Dessa maneira, a recomendação é que se faça uma avaliação de cada setor da linha de produção, assim é possível ter uma noção de quais investimentos são necessários e quais setores precisam serem “freados” para que os custos sejam diminuídos.

Com isso, a gestão da empresa passa a ter números reais e confiáveis e que irão nortear a tomada de decisões e sempre em busca de melhorias, é claro!

Sabendo disso, é interessante que se realize o seguinte cálculo: veja quantos produtos podem ser embalados com uma determinada quantidade de filme stretch, por exemplo. A partir disso, a meta só não será atingida caso seja percebido falhas nos processos.

Aliás, se durante esta etapa você encontrar alguns gargalos, o conselho é conversar e orientar os funcionários, o que pode exigir treinamento. Isto porque, a capacitação é uma excelente maneira de garantir que todos os colaboradores estejam unidos com o objetivo de reduzir custos com economia de insumos.

Adote medidas para reduzir custos com economia de insumos

É claro que para diminuir custos nada melhor que adotar as medidas que tenham este objetivo principal, não é mesmo? Assim, é possível determinar um melhor aproveitamento dos insumos através da conscientização dos colaboradores ou um melhor controle de estoque, por exemplo. Aqui, inclusive, a presença forte de um líder já ajuda bastante. 

Para que todos se unam em prol desse objetivo tão importante, a empresa pode adotar politicas de incentivo para aqueles setores que melhor se destacarem no mês, como um prêmio de folga extra no mês ou até mesmo bonificação, o que for melhor. 

Escolha os melhores fornecedores

Para reduzir custos com economia de insumos vale a pena também selecionar bem seus fornecedores, pois quanto maior é a proximidade e confiança com os seus parceiros, maiores também são as chances de se conseguir flexibilidade nos meios de pagamento e até mesmo rapidez na entrega.

Afinal, quando se tem uma boa relação com os parceiros, fica muito mais fácil e otimizado o processo de troca de insumos que chegarem com avarias ou defeitos, por exemplo.

Sabendo disso, sempre disponha de uma lista com todos os seus fornecedores, colocando ao lado de cada um deles uma estrelinha para indicar a qualidade na prestação do serviço.

Escolha os melhores insumos

A escolha dos melhores insumos é também um fator importante para reduzir custos e economizar, uma vez que adquirindo matérias primas de baixa qualidade é natural que se tenha um maior desperdício, além de possíveis reclamações posteriores dos clientes.

Então, fala-se aqui em um risco que gera perdas financeiras, pois é muito provável que haverá a necessidade de uma nova compra para suprir o insumo de má qualidade.

Com isso em mente, é fundamental que a empresa tenha alguém capacitado e responsável por fazer a compra de insumos de qualidade.

Conclusão

Como você viu aqui, existem várias formas de reduzir custos com economia de insumos e cabe a você fazer uma análise do seu negócio, implementando cada uma dessas dicas para ganhar em competividade no mercado.

A Centro Oeste trabalha com diversos insumos de qualidade e com o preço competitivo, tendo assim um excelente custo-benefício para a sua indústria. Faça já um orçamento!

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: