Formas de identificar uma fita adesiva de qualidade

Com o passar dos anos, a fita adesiva se tornou uma parte indispensável de nossa vida diária! 

Todos devem utilizá-la em algum momento, e entender suas propriedades é muito importante para escolher o tipo correto para cada aplicação.

Confira abaixo algumas maneiras de identificar qual a melhor escolha.

O que são fitas adesivas?

A fita adesiva é um material composto principalmente por dois componentes: a superfície de base e o adesivo. A base pode ser feita de várias superfícies, incluindo polipropileno, papel e polietileno. 

Usamos um adesivo denominado PSA (Adesivo Sensível à Pressão) que são materiais com adesivos especiais, e devemos aplicar pressão sobre eles para “ativá-los”.

Podemos usá-las em uma variedade de superfícies, o mais comum é aplicá-las em materiais flexíveis, como filmes ou papéis usados ​​para fazer produtos com as fitas.

Como avaliar a qualidade de uma fita adesiva?

A qualidade está intimamente relacionada à aplicação do produto. Às vezes, um produto pode ser adequado para uma aplicação, mas não para outra.

Em geral, existem alguns conceitos que podem ser usados ​​para avaliar a fita adesiva. São eles:

Coesão

A força intrínseca que une as moléculas do material, ou seja, a força que impede o material de quebrar ou “derreter” por conta própria.

TACK ou adesão inicial

Esta é a força de atração do adesivo quando ele faz o menor contato com a superfície, ou simplesmente a capacidade da fita adesiva de “molhar” ou se espalhar pela superfície.

O significado deste conceito difere dependendo da aplicação do produto, por exemplo, na indústria de cosméticos, em aplicações de alta velocidade em frascos de polipropileno ou polietileno, o TACK é extremamente importante.

Por exemplo, ao conectar uma placa de metal a uma estrutura de um ônibus, não é tão importante quanto à coesão. Então, o teste de “cola de dedo” pode não ser relevante para a aplicação.

Adesão final

Então, após a prensagem adequada, o adesivo atinge uma força atrativa de 100% na superfície. Geralmente, os adesivos acrílicos atingem sua força máxima de adesão após 72 horas. 

A adesão real da fita adesiva só pode ser avaliada após este período de tempo; as medições feitas antes deste período são inválidas.

Quais os principais cuidados na hora de escolher uma fita adesiva?

Limpeza

Sempre use um pano sem fiapos umedecido com álcool isopropílico para limpar a superfície.

Superfície

Considere o tipo de superfície. Rugosidade, planicidade e energia afetarão o desempenho da fita adesiva.

Fitas mais espessas são geralmente usadas ​​para superfícies ásperas. Para superfícies curvas, podem ser usados ​fitas com melhor desempenho e espessura. 

Caso a aderência da superfície não seja boa (baixa energia superficial), então deve-se considerar a possibilidade de usar um primer ou mudar o tipo de superfície.

Ambiente

Esteja ciente das condições e do ambiente ao qual a fita adesiva será exposta. Temperatura, exposição aos raios ultravioleta e exposição química podem afetar significativamente o desempenho do produto.

Tempo

Certifique-se sempre de que a fita adesiva seja aplicada corretamente e observe o tempo necessário para adesão 100% durante o teste.

Materiais que podem interferir na adesão

Os materiais que são difíceis de aderir são chamados de superfícies de baixa energia superficial. Por exemplo: plásticos de polipropileno e polietileno.

Já os materiais altamente viscosos são chamados de superfícies de alta energia superficial. Por exemplo: matérias-primas de metal, porcelana e alguns plásticos de engenharia, como policarbonato.

Geralmente, em superfícies de baixo consumo de energia, as gotas de água arredondam bem e fluem facilmente pela superfície. Um bom exemplo é observar o comportamento da água no capô de um carro bem encerado.

Os materiais de alta energia são exatamente o oposto: as gotas de água são muito planas e dificilmente fluem sobre a superfície. Um bom exemplo é observar o comportamento da água em uma cobertura sem cera.

Conclusão

Agora que temos certeza de que você está por dentro deste assunto, para que arriscar comprando uma fita adesiva de baixa qualidade? A Centro Oeste é referência no mercado de Fita Adesivas! Fale com a gente e peça um orçamento sem compromisso. 😉

E, se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você.

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: