Paletização e unitização são a mesma coisa? Entenda!

O transporte de cargas é uma das fases no processo da logística que mais demanda atenção. Sendo assim, é fundamental garantir que o manuseio das cargas seja realizado de forma facilitada e há várias formas de fazer isso através da paletização e unitização.

No entanto, é importante entender que ambos não se tratam da mesma coisa, apesar de terem a mesma finalidade no final das contas, sendo importante essa compreensão.

Dessa maneira, abaixo você vai conferir sobre a paletização e unitização, entendendo assim os conceitos que envolvem cada uma delas. Veja agora mesmo!

Paletização e unitização – Entenda os conceitos

Então, é importante começar entendendo os conceitos que envolvem cada um destes termos para se ter a ideia correta do que eles realmente se tratam.

Unitização 

Logo, vamos começar definindo a unitização das cargas, que nada mais é que a ordenação e agrupamento das mercadorias com as seguintes finalidades:

  • Garantir a integridade dos produtos durante a estadia deles no armazém;
  • Tornar mais fácil e ágil as locomoções. Afinal, permite que o operador consiga mover várias caixas ao mesmo tempo ao invés de fazer este processo com cada caixa individualmente.

Hoje as duas formas mais utilizadas de unitização envolvem o empilhamento da carga em contentores ou em paletes.

No caso da conteinerização, por exemplo, um contêiner é usado como uma forma de unir os produtos e garantir que eles sejam transportados da melhor forma possível.

Paletização 

Como já dito anteriormente, a paletização nada mais é que um método de unitização. Simples assim! Dessa forma, o seu principal intuito é fazer com que seja possível reunir os produtos, através da unitização, e colocá-los em um palete.

Portanto, novamente afirmando, é possível dizer que a única diferença entre a unitização e paletização, é que este último é um tipo de deste primeiro. 

Vantagens da unitização através da paletização 

Entendeu agora que a paletização é apenas uma forma de unitização? Então, é chegado o momento de conhecer os benefícios da paletização. Veja agora mesmo!

Otimização do espaço

Unificar os produtos e empilhá-los em estoque é uma excelente forma de ter um melhor aproveitamento do espaço. Sendo assim, ao fazer uso dos paletes é possível que cada caixa seja movimentada como uma única peça. 

Dessa maneira, a empresa consegue ter uma melhor otimização do espaço, já que é possível utilizar a verticalidade do seu estoque, usufruindo das prateleiras altas sem que a praticidade da locomoção seja comprometida.

Facilidade para o controle do estoque

Além de otimizar o espaço, a paletização e unitização dos produtos possibilita a chance de se organizar e administrar melhor as cargas no armazém.

Em suma, é possível ter registros de cada palete, adicionando a eles dados de localização, destino, tipo de carga, etc. Com isso, não há necessidade de procurar por um produto em série de caixas, basta ir direto ao palete onde ele está presente.

Além disso, a facilidade do controle ainda traz a vantagem da redução de custos, uma vez que o com o sistema todo organizado é possível identificar facilmente caso haja alguma falta.

Tempo de carregamento menor

Como a cargas são padronizadas de acordo com o tamanho, é possível fazer um planejamento de como será realizada a alocação de cada uma delas dentro do caminhão.

Como resultado, essa padronização de tamanho facilita de maneira impressionante o carregamento, conseguindo assim ter um menor tempo para a realização dele.

Inclusive, é possível pensar no supermercado, por exemplo, onde você compra uma série de produtos e adiciona na sacola, onde todos estão unificados e isso torna o tempo de carregamento muito mais rápido em comparação ao tempo que você levaria para carregar produto a produto.

Possibilidade de aplicação em várias indústrias

Há opções de paletes para todos os tipos de indústrias, alguns resistentes a alta temperatura, outros a baixa temperatura e assim por diante.

Logo, é possível dizer que a paletização e unitização se adequam a qualquer tipo de negócio. 

Maior segurança para os produtos e funcionários 

Por fim, a paletização e unitização tem a vantagem também de ser um processo seguro para os produtos, pois a eficiência na movimentação acarreta em menores chances de acidentes que possam danificar a carga.

No entanto, não são apenas os produtos que se beneficiam, a movimentação através dos paletes é bem mais segura também para os funcionários, que passam a correr um risco menor de acidentes.

Aliás, se for feito uma combinação entre a utilização de paletes com empilhadeiras e prateleiras, por exemplo, a segurança é ainda mais fortalecida.

Conclusão

Agora você já sabe que a paletização é um tipo de unitização e que há várias vantagens em adotá-la na indústria, independentemente do tipo de atuação da empresa.

No mais, ter insumos para uma paletização mais segura é importante, já que as caixas precisam estar bem embaladas para não sofrerem avarias durante a movimentação.

Assim, a Centro Oeste trabalha com diversas opções que otimizam ainda mais esse processo, como fitas adesivas 3M para o fechamento de caixas e filme stretch para unitização das cargas.

Categorias

Todos os Artigos

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais: